DER ENTREGA RESTAURAÇÃO DA PONTE PÊNSIL SOBRE O RIO PARANAPANEMA EM CHAVANTES
23/10/2023
Governo de SP investiu R$ 5,9 milhões nas obras. A estrutura possui extensão de 164 metros e 4 de largura com vão de 80 metros

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), entregou na sexta-feira (20), a restauração da Ponte Pênsil Alves de Lima, sobre o Rio Paranapanema, em Chavantes, na altura do km 346 da Rodovia Fausi Mansur (SP-276), no sudeste do Estado de São Paulo, divisa com Ribeirão Claro, no Paraná.A cerimônia de entrega acontece na Câmara Municipal de Chavantes, com a presença de autoridades.

Com investimento de R$ 5,9 milhões do Governo de São Paulo, a Ponte Pênsil recebeu restauração em 164 metros de cumprimento, 4 metros de largura e vão de 80 metros.Foram executados reparos com substituição de componentes de madeira no guarda-corpo e no tabuleiro.A obra utilizou 95 metros cúbicos de madeira e 21 toneladas de aço.

Construída em 1920, a Ponte Pênsil em Chavantes é monumento histórico tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).A última intervenção na ponte ocorreu em 2008.No entanto, em novembro de 2020, uma parte da estrutura, próximo ao Paraná, sofreu um incêndio comprometendo componentes que também já estavam afetadas pela ação de fungos, além do desgaste de tempo de uso.