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RESTAURADA, PONTE PÊNSIL DE SÃO VICENTE MANTÉM O CHARME E A FUNCIONALIDADE
26/10/2023
DER investiu R$ 5,2 milhões na reforma da estrutura centenária, a primeira do país, registrada como patrimônio histórico do Estado de São Paulo


Mais charmosa, moderna e segura Primeira do tipo pênsil do Brasil, a ponte de São Vicente ganhou novo visual.Cartão-postal e um dos pontos turísticos da baixada santista, a construção de 109 anos foi inteiramente restaurada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).As intervenções receberam investimento de R$5,2 milhões do Governo de SP.

O processo de restauração foi detalhado e incluiu desde jateamento de água de alta potência até limpeza manual com escova de aço e tratamento estrutural para remoção do sal depositado ao longo de mais de um século pela proximidade do mar.Também foram aplicadas pintura com epóxi (material mais resistente ao processo de abrasão) e camada de poliuretano (um tipo de selante térmico adesivo) nos cabos e pendurais (pontos de fixação dos cabos à plataforma da ponte), de forma que resistam mais à salinidade.

Durante os trabalhos, que duraram 11 meses, o tráfego no local ficou interditado entre 20h e 6h, sendo que na última semana as intervenções exigiram o fechamento completo.Um trabalho acompanhado de perto pelo engenheiro do DER, Paulo Eduardo de Oliveira."Foi tudo muito minucioso, a começar do detalhamento do guarda-corpo, que protege pedestres e evita a colisão de veículos e bicicletas, no qual usamos pneus na parte inferior e instalamos um corrimão que vai melhorar a vida útil do equipamento", descreve.

Outra intervenção bastante complexa foi a restauração dos cabos que sustentam a estrutura, que receberam a resina de proteção em uma operação digna de alpinistas."Executamos de forma muito minuciosa dada a grande altura em que esses cabos se encontram", acrescenta.Deu muito trabalho, também, a restauração das vigas do piso."A troca teve projeto próprio, adaptando os níveis das novas peças ao passeio, uma de cada vez, e definindo novos parafusos de modo a melhorar a fixação das tábuas", completa o engenheiro do DER.

Todas as vigas do tabuleiro de madeira, antes em material sintético, foram substituídas por madeira de qualidade similar à maçaranduba, proveniente de áreas de manejo sustentável, com alta resistência às intempéries.A troca foi feita manualmente, uma a uma, e o piso recebeu material antiderrapante.

A Ponte Pênsil de São Vicente, entre os Morros dos Barbosas e Japuí, é responsável pela ligação da ilha ao continente e um marco do desenvolvimento do litoral paulista.Mesmo sob vigilância constante de técnicos e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), a estrutura apresentava pontos importantes de corrosão, o que poderia comprometer a segurança.

"A entrega da ponte pênsil restaurada, mantendo as características e a funcionalidade do projeto original, faz com que continue sendo um marco na nossa história e servindo, ainda, como ligação viária importante entre a ilha de São Vicente e o continente", concluiu o engenheiro.

Patrimônio histórico

Inaugurada em 1914, a Ponte Pênsil de São Vicente é a primeira ponte suspensa do Brasil.Inicialmente foi projetada para transposição de condutores e tubulação de esgoto, permitindo somente a passagem de pedestres e, posteriormente, adaptada para o tráfego de veículos.

Monumento histórico e arquitetônico de São Paulo, foi tombada em 1982 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).A estrutura possui 180 metros de vãos livres, quatro torres metálicas revestidas de concreto com 24 metros de altura, que sustentam 16 cabos e 58 pendurais.

Ponte no Rio Paranapanema

Outra ponte pênsil, a Alves de Lima, também foi restaurada.A estrutura, sobre o Rio Paranapanema, fica em Chavantes, na altura do km 346 da Rodovia Fausi Mansur (SP-276), no sudeste do estado, divisa com Ribeirão Claro, no Paraná.

Com investimento de R$ 5,9 milhões, a Ponte Pênsil recebeu restauração em 164 metros de comprimento, 4 metros de largura e vão de 80 metros.Foram executados reparos com substituição de componentes de madeira no guarda-corpo e no tabuleiro.A obra utilizou 95 metros cúbicos de madeira e 21 toneladas de aço.

Construída em 1920, a Ponte Pênsil em Chavantes também é tombada Condephaat.

Governo do Estado de SPs

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