DER DIVULGA EDIÇÃO 2024 DO MAPA RODOVÁRIO DE SÃO PAULO
06/02/2024
Nova versão atualizada está disponível para consulta on-line e também é possível baixar o arquivo em PDF

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), lançou a Edição 2024 do Mapa Rodoviário do Estado de São Paulo.Com novo layout, a edição revista e atualizada traz informações sobre toda a malha rodoviária estadual que cruza o território paulista, dos mais de 13 mil quilômetros administrados pelo Departamento às vias concessionadas, passando pelas rodovias federais e municipais.No total, são mais de 22 mil quilômetros de rodovias e estradas vicinais, interligando os 645 municípios do estado e conexões com os estados vizinhos.

Além de apresentar os traçados de todas as vias, o Mapa Rodoviário do DER permite a consulta de dados relevantes, como as sedes municipais, as comarcas e outros pontos importantes que facilitam a localização.Também é possível consultar as fronteiras divisórias entre os municípios, detalhes do relevo, rios, lagos, represas e outras massas d'água, portos, hidrovias, aeródromos, aeroportos, postos de policiamento rodoviário, ferrovias, terminais intermodais e praças de pedágio.

O usuário do mapa também encontrará informações sobre a estrutura administrativa do DER, com a localização de seus 14 escritórios regionais, chamados de Divisões Regionais (DRs), e das 57 Unidades Básicas de Atendimento (UBAs), com seu pessoal qualificado e veículos especiais voltados a garantir a fluidez do tráfego e o apoio aos motoristas, quando necessário.Também estão no mapa os contatos para emergências e os endereços das DRs espalhadas pelo interior e capital.

MALHA RODOVIÁRIA

A versão anterior considerava 13.231,67 quilômetros de malha rodoviária do DER e 9.056.84 quilômetros administrados por concessionárias, resultando em uma extensão total de 22.288,50 quilômetros.Já em 2024, os números atualizados são: 13.146,75 quilômetros administrados pelo Departamento e 9.095,20 quilômetros sob administração de concessionárias, resultando em uma extensão total de 22.241,95 quilômetros.Estas alterações se devem às atualizações feitas a partir da integração dos bancos de dados da malha rodoviária pelo novo Sistema de Informações Georreferenciadas (SIRGeo).

O antigo cadastro considerava o banco de dados e o mapeamento das rodovias de modo separado.Porém, a partir da implantação do SIRGeo, os documentos foram unificados, o que permitiu um processo de análise mais detalhada da malha, para verificar e corrigir divergências, tais como sobreposições de rodovias que cobrem o mesmo trecho; trechos que existiam em um cadastro, mas não no outro, além de informações desatualizadas.

Para facilitar as informações, as rodovias ainda não pavimentadas também são representadas no novo mapa com linha simples verde, mais espessas no caso das estaduais, e mais finas para indicar as municipais.

PROJETO GRÁFICO

Atualizado todos os anos pelo DER, o Mapa Rodoviário estabelece a malha oficial de rodovias e estradas vicinais de São Paulo, a partir de uma apresentação geral espacializada da infraestrutura de transportes do estado.Além do projeto gráfico renovado, a versão de 2024 também procurou tornar a compressão mais fácil, usando o formato A1 (594x841mm) para download em PDF e impressão em escala 1:1.250.000.

O conjunto de dados "shapefile" (formato de arquivo de dados vetoriais para sistemas de informação georreferenciadas), utilizado para a formulação do mapa, serão disponibilizados em breve.

Enquanto isso, é possível acessar essas informações por meio de solicitação encaminhada ao SIC (Sistema Integrado de Informações ao Cidadão) do DER, o que pode ser feito pelo telefone (11) 3311-1480; e-mail der@sic.sp.gov.br; ou pessoalmente, na Avenida do Estado, 777, térreo, Ponte Pequena, São Paulo.

Clique aqui para acessar o Mapa Rodoviário Mapa Rodoviário 2024