DER TRANSFERE GESTÃO DAS OBRAS DE DUPLICAÇÃO DA ESTRADA DO M´BOI MIRIM PARA PREFEITURA DE SP
03/04/2024
Contrato assinado terça-feira (26) inclui repasse de R$ 330 milhões para custear serviços de melhorias em trecho urbano de 6,3 quilômetros

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), e a Prefeitura de São Paulo assinaram, nesta terça-feira (26), contrato de transferência da gestão das obras de melhoria e duplicação da Estrada do M´Boi Mirim (SP 214) para a administração municipal.

A razão da transferência é que a prefeitura paulistana tem melhores condições de gerir o trecho da obra em uma região populosa como a do M´Boi Mirim, de cerca de 2 milhões de moradores e cuja ocupação requer expertise e proximidade para conduzir as desapropriações necessárias mitigando os transtornos aos moradores e comerciantes locais.

Pelos termos do acordo, o DER repassará R$ 330 milhões à prefeitura, que terá a responsabilidade de concluir as obras no trecho localizado na cidade de São Paulo, incluídas as desapropriações previstas para a conclusão da obra.

O contrato abrange as obras de duplicação e melhorias da Estrada do M´Boi Mirim, no trecho compreendido entre o Terminal Jardim Angela e a Av.dos Funcionários Públicos, com extensão de 5,1 quilômetros.E recuperação da pista e melhorias entre a Av.dos Funcionários Públicos e a Rua Humberto Marçal, com extensão de 1,2 quilômetro, também no município de São Paulo.

Até aqui, o DER finalizou as obras em um trecho de 1,8 quilômetro da SP 214 e finalizou o cadastro de imóveis passíveis de desapropriação.O prazo previsto para conclusão das obras é de 18 meses, porém poderá ser readequado, conforme as necessidades da prefeitura.

Perfil da estrada

Uma das principais e mais longas avenidas da cidade de São Paulo, a Estrada do M?Boi é também uma das vias mais antigas da capital, reconhecida pela importância para o transporte e a logística da Zona Sul paulistana, com volume diário médio de quase 10,8 mil veículos, entre o bairro do M´Boi Mirim e as regiões mais próximas do centro paulistano.