O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), promoveu, nos dias 6 e 7 de agosto, duas ações voltadas à conscientização e educação para o trânsito no município de Itapeva, no sudoeste do Estado.
As atividades fazem parte dos programas Jovens Motociclistas e DER na Escola, iniciativas que integram a estratégia do Governo de São Paulo para reduzir acidentes e promover a segurança viária nas rodovias estaduais sob gestão do DER.
Na quarta-feira (6), a 21ª edição do programa Jovens Motociclistas foi realizada no km 81 da SP-249, reunindo cerca de 80 condutores.A ação reforçou a importância do uso de equipamentos de proteção, da direção segura e do respeito às leis de trânsito.
Durante a atividade, os participantes responderam a um quizz, assistiram a vídeos educativos e participaram da dinâmica "Consciência x Culpa", que estimula reflexões sobre comportamentos cotidianos e seus impactos na segurança viária.
Já na quinta-feira (7), foi a vez dos alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Professor Euflávio Barbosa vivenciarem o programa DER na Escola.Voltado a crianças de 6 a 10 anos, o projeto levou oficinas lúdicas, jogos interativos e atividades pedagógicas adaptadas à faixa etária, com o objetivo de formar futuros cidadãos mais conscientes e multiplicadores de boas práticas no trânsito.
"Os programas Jovens Motociclistas e DER na Escola fazem parte do esforço do DER-SP para levar informação e conscientização de forma acessível à população.Nosso compromisso é transformar a cultura viária em todo o estado, e a educação é, sem dúvida, uma das principais ferramentas para promover um trânsito mais seguro e salvar vidas", afirma o diretor de Operações Viárias do DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento.
As duas ações reforçam o compromisso do DER-SP com a segurança nas estradas paulistas, apostando na educação como ferramenta essencial para transformar comportamentos e salvar vidas.