O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), realizou nesta terça-feira (18) o 2° Encontro de Engenheiros para o Desenvolvimento da Infraestrutura do Estado de São Paulo (EEDISP), na sede do Departamento, em São Paulo.
O encontro contou com diversas apresentações e palestras de especialistas em engenharia dos setores público e privado, assim como universitários, com o objetivo de propiciar a troca de informações e experiências entre os participantes, visando contribuir com a infraestrutura viária paulista.
O EEDISP se consolida como um importante espaço de atualização técnica e integração entre engenheiros, representantes de empresas de engenharia, estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), além de outros especialistas, reforçando o compromisso do DER-SP com a eficiência, a inovação e a segurança nas rodovias do Estado de São Paulo.
A programação foi dividida em três sessões de temáticas diferentes: Segurança Viária; Materiais e Soluções Construtivas; e Mobilidade e Inovação.A primeira palestra, com o tema Investimentos e Inovações, foi apresentada pelo presidente do DER-SP, Sergio Codelo, na abertura do evento.
"O DER-SP realiza mais uma edição do Encontro de Engenheiros com o intuito de otimizar o diálogo, a transparência e a técnica, em todas atividades executadas pelo órgão", ressaltou Codelo.
Presidente do Instituto de Engenharia, José Eduardo Frascá Poyares Jardim falou sobre a relevância desta discussão."É um prazer imenso voltar aqui à casa do DER e ver o Departamento renascendo.O estado de São Paulo se torna cada vez mais um exemplo em infraestrutura rodoviária, e o Instituto de Engenharia, que é a casa da engenharia de São Paulo e do Brasil, está à disposição para contribuir", comentou Jardim.
Guilherme Fiorellini, gerente de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de São Paulo (CREA-SP), comentou a importância de um termo de cooperação mútua firmado entre o CREA-SP e o DER-SP, um passo inédito na história das duas instituições.
"Eventos como esse são muito importantes para a engenharia do nosso estado.Falar de engenharia, capacitação dos times e reestruturação, usando a engenharia para trazer qualidade de vida e segurança, conecta-se com o trabalho que o CREA-SP também vem fazendo", comentou Fiorellini.
O encontro tem gerado impactos positivos significativos no âmbito acadêmico ao promover a integração entre estudantes, professores e profissionais da área.
Como destacou Victor Henrique Reis, estudante de Engenharia Civil, o evento proporcionou uma oportunidade valiosa para apresentar seu trabalho sobre asfalto com RAP e o método AAMD, além de inspirar futuros projetos em parceria com o Departamento.
Coordenador de rodovias do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Valter Tani ressaltou a importância do evento para compartilhar experiências e discutir melhorias para o setor, reforçando o papel do EEDISP como plataforma de intercâmbio e inovação.
?Na primeira edição, trouxemos bastante anseio de aproximação com as universidades, com entidades de classe, com empresas.Na segunda edição, já trouxemos muitos resultados desta aproximação, com vários artigos e apresentações envolvendo nossa malha viária.E já podemos contemplar alguns resultados positivos dessa aproximação?, comentou Franco.
Confira abaixo os artigos apresentados e seus autores:
Sessão Segurança Viária
Segurança viária por evidências: O papel do Monitora SP no DER-SP
Luciano Kaesemodel
Nova modalidade de autorização para pontos de escoamento de produção agrícola nas rodovias estaduais paulistas: Desenvolvimento Normativo e Técnico
Nathalia Lopes Gori Rocha
Educação para o trânsito como pilar da segurança viária: Avanços e desafios a partir da experiência do programa Conexão DNIT
Jorge Luiz Silva Hermenegildo
Sistema de apoio à localização de postos de pesagem para fiscalização de excesso de carga
Keyla Junko Chaves Shinohara
Materiais e Soluções Construtivas
Geotecnia em Encostas Rodoviárias: Prevenção, Integração e Sustentabilidade na Engenharia Pública
João Coelho
Asfalto com RAP e método AAMD
Victor Henrique Reis
Pavimento rígido: Para além do concreto simples
Marco A.Carnio
Aumento da durabilidade em pontes marítimas com a utilização do aditivo autocicatrizante regenerativo
Luiz Otávio Riberio Squillace
Proposta de estabilização para um talude de corte rodoviário ? um caso em implantação no trecho norte do rodoanel Mário Covas
Felipe Alves Fernandes Garcia
Mobilidade e Inovação
Avaliação de instabilidade de encostas e priorização de intervenções na serra do mar
Luiza Velardo da Costa
Microssimulação de transportes como ferramenta de análise e planejamento para ações nas rodovias administradas pelo DER-SP
Izabela Di Ruzza Freschi
Desafios da infraestrutura rodoviária para a expansão dos veículos elétricos
Daniel Gregorio Albino
1º TGV de Interlagos ao litoral, interligados com 500 km de metrô+CPTM, aos passageiros e entrepostos de cargas
Pedro Araújo
Usos de BIM na supervisão de obras de infraestrutura rodoviária: Estudo de caso da ponte de Guaratuba (PR)
Mellina Souza Mota e Castro