Barra top left

Você está em: Home / Documentos / Normas em Discussão
NORMAS EM DISCUSSÃO

Neste espaço serão disponibilizadas para download, em formato .zip, Normas Técnicas cujo conteúdo encontra-se em fase de discussão.

Colabore para a otimização do resultado final oferecendo suas críticas e/ou sugestões: faça o download do material, e envie seus comentários para o e-mail abaixo:

Diretoria de Engenharia
de-der@der.sp.gov.br

Código Título/Assunto Sugestões até Baixar Arquivo
DE 02\PAV-001 PROJETO: Projeto de Pavimento -- Documentos
DE 02\PAV-002 PROJETO: Dimensionamento de Pavimentos Flexíveis -- Documentos
Atenção: Para ler as informações dos arquivos aqui disponibilizados, é necessário um Descompactador de arquivos e um Leitor de arquivos PDF.

Leia sobre Normas em Discussão

Normas em discussão

A função essencial das instruções, normas e manuais técnicos nas atividades de um órgão ou entidade responsável por investimentos é balizar as fases de projeto, construção e conservação dos empreendimentos pela imposição de parâmetros de qualidade e produtividade.


Este objetivo pode ser alcançado através da definição de diretrizes e requisitos técnicos na elaboração dos projetos, execução e conservação das obras. Servindo de instrumento de apoio para as atividades de Fiscalização, estas normas e manuais devem ser periodicamente revistos e atualizados, de modo a refletir a evolução da tecnologia de projeto e construção.


Neste contexto, este setor do Site do DER foi criado para mobilizar e integrar a comunidade técnica na busca da melhor tecnologia de projeto e execução de obras sob sua responsabilidade, buscando a preciosa participação das empresas de projeto e construção, bem como do corpo técnico do Departamento.


A minuta da Norma de Dimensionamento de Pavimentos Flexíveis foi elaborada a partir da norma em vigor, aprovada em 1972 e revalidada pelo Manual de Rodovias Vicinais, de 1987. Esta Norma estabelece a metodologia tradicional de dimensionamento, lastreada em antigas experiências realizadas pela AASHTO. Não obstante, admite a utilização de métodos mais modernos, como o baseado na resiliência dos materiais.


A minuta da Norma de Projeto de Pavimento, baseada nas Práticas da SEAP, de abrangência mais ampla, busca de certa forma preencher uma lacuna, abordando diretrizes mais gerais de projeto.


Em uma futura etapa, poderá ser abordado o Dimensionamento de Pavimentos Rígidos, que vêm se revelando excelente alternativa de pavimento.


Os comentários e contribuições deverão ser encaminhados através do e-mail de-der@der.sp.gov.br. Roga-se que as propostas sejam acompanhadas de justificativas técnicas.

Governo do Estado de SPs