O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) participou, na última quarta-feira (20/05), do Fórum de Engenharia e Segurança Viária, promovido pelo CREA-SP.O encontro integrou o calendário oficial do movimento Maio Amarelo, iniciativa internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito.
O evento teve como objetivo ampliar o debate sobre o papel da engenharia na construção de soluções viáveis voltadas à segurança no trânsito.A programação contou com o painel "Gestão da Infraestrutura Rodoviária", com a participação do diretor de Obras do DER-SP, Olívio Lyra, e do diretor de Operações Viárias do Departamento, Ricardo Miguel Fernandes do Nascimento.
Durante sua apresentação, Ricardo Miguel reforçou a importância dos radares para a preservação de vidas nas rodovias estaduais paulistas.Segundo ele, os equipamentos são instalados em trechos com histórico de acidentes e sinistros graves."Os radares não representam uma indústria de multas.Se estão em determinado trecho, é porque ali já houve perda de vidas ou sinistros graves", destacou.
Outro tema abordado foi a relação entre os serviços de conservação de rotina e a segurança viária.A manutenção da vegetação, da sinalização e das condições da pista foi apontada como essencial para garantir a visibilidade e reduzir a ocorrência de acidentes."Serviços como roçada, poda, tapa-buraco e manutenção da sinalização têm impacto direto na segurança rodoviária. Sem essa conservação, aumentam os riscos de sinistros e vítimas fatais", ressaltou Olívio Lyra.
Ao final do evento, foi realizada uma roda de conversa com espaço para debates e perguntas do público presente e virtual.
Programação Maio Amarelo do DER-SP
Jovens motociclistas
Quinta-feira, 14 de maio de 2026 - Ala B
Quinta-feira, 21 de maio de 2026 - Ala B
Quinta-feira, 28 de maio de 2026 - Ala B
VÍDEO | PORTA VOZ: Ricardo Miguel Fernandes do Nascimento, Diretor de Operações Viárias do DER-SP