Barra top left

Você está em: Home / Notícias
Governo de São Paulo investe mais de R$ 14,8 bilhões em obras de melhoria e modernização de rodovias estaduais não concedidas e estradas municipais
08/05/2026
Maior programa de infraestrutura da história do estado, São Paulo pra Toda Obra completa 1 ano com obras entregues, em andamento e previstas ainda nesta gestão


O Governo de São Paulo, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, chega ao aniversário do primeiro ano do programa São Paulo pra Toda Obra com aproximadamente R$ 14,8 bilhões em investimentos somados, entre obras concluídas, em andamento e previstas em rodovias estaduais não concedidas e estradas municipais.

Considerado o maior programa de infraestrutura da história do estado, o São Paulo pra Toda Obra foi lançado em abril de 2025, durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, junto de diversos anúncios de obras que compunham um pacote estimado em mais de R$ 30 bilhões, quando somadas rodovias concedidas e não concedidas.

Desde então, o programa alcançou mais de R$ 144,6 bilhões em investimentos públicos e privados - um crescimento de quase cinco vezes o valor inicial.

A iniciativa representa uma verdadeira revolução nos deslocamentos viários dentro de São Paulo, além de impactar significativamente a rotina da população paulista em todas as regiões administrativas do estado, ao recuperar, pavimentar, duplicar e modernizar mais de 4.300 vias públicas e privadas, de rodovias estaduais de grande porte a estradas municipais que fazem a ligação entre cidades e distritos.

São intervenções que aumentam a segurança viária e garantem fluidez nos deslocamentos diários ou ocasionais de moradores, impulsionando o escoamento da produção local, encurtando distâncias e, no conjunto, melhorando a vida das pessoas.

Balanço DER-SP
Desde o início de 2023, apenas o DER-SP foi responsável por 468 obras viabilizadas pelo programa e já concluídas.

Esses serviços contaram com investimento total de R$ 8,8 bilhões, representando mais de 6.200 quilômetros de vias não concedidas recuperadas entregues à população paulista.

Atualmente, 67 obras em rodovias estaduais não concedidas e municipais seguem em andamento - R$ 1,7 bilhão investidos em cerca de 724 quilômetros.

Até o fim de 2026, o DER-SP ainda estima concluir mais de 120 obras que serão iniciadas em breve, contemplando cerca de 2.600 quilômetros e R$ 4,2 bilhões investidos.

Ao final da gestão, o São Paulo pra Toda Obra terá viabilizado 656 obras e mais de 9,5 mil quilômetros recuperados.

Destaques
Uma das obras de maior impacto viabilizada por meio do São Paulo pra Toda Obra era uma demanda antiga da região de Campinas: a duplicação e modernização da rodovia Miguel Melhado Campos (SP-324), resultado de R$ 124 milhões investidos na importante via de ligação entre o Aeroporto Internacional de Viracopos e as rodovias dos Bandeirantes, Santos Dumont e Magalhães Teixeira, no entroncamento viário de Campinas.

Entregue em abril deste ano, o trecho contemplado foi duplicado e teve o pavimento das vias marginais recuperado.

Também passou a contar com novos dispositivos, passagens inferiores de pedestres, calçadas e ciclovia.

Com isso, motoristas, ciclistas e pedestres conseguem se deslocar com mais segurança e fluidez, com o tráfego urbano separado do rodoviário, diminuindo o tempo de viagem até Viracopos.

Estradas Vicinais
Os investimentos do Governo de São Paulo não se restringem às grandes cidades e rodovias de maior movimento.

Anunciadas no evento de lançamento do São Paulo pra Toda Obra, em abril de 2025, as obras de recuperação e pavimentação da estrada municipal que liga Apiaí a Itaóca, no Vale do Ribeira, são um exemplo disso, tendo sido concluídas no último mês de março.

Ao todo, foram investidos R$ 26 milhões ao longo dos 19,6 quilômetros de extensão da API-010, beneficiando produtores locais e cerca de 28 mil moradores, muitos dos quais se deslocam diariamente pela vicinal.

No total das estradas municipais, serão 25 obras de pavimentação e recuperação funcional, somando investimento total previsto de R$ 490,4 milhões.

Entre os projetos de destaque, cabe mencionar a pavimentação das estradas municipais SJC-999, CPV-010 e CPV-020, localizadas nos municípios de São José dos Campos e Caçapava.

Serão 19,3 km de extensão em obras, com investimento previsto de R$ 54,9 milhões.

Rodovias estaduais
Já entre as rodovias estaduais, o DER-SP contratou obras de melhorias em 15 vias, sendo elas principalmente para recuperação de erosão, correção e proteção de talude, implantação de dispositivo em desnível de acesso e reformulação das alças de acesso.

Serão mais de R$ 70 milhões em investimento.

Vale destacar a rodovia Professor Zeferino Vaz (SP 332), que receberá dispositivo em desnível de acesso e retorno ao município de Tambaú, na altura do km 271,650, com investimento previsto de R$ 20,3 milhões.

Programa de Estadualização
O Programa de Estadualização do DER-SP visa ampliar a malha rodoviária paulista por meio da incorporação de estradas municipais estratégicas ao sistema estadual.

A iniciativa prioriza trechos de relevância regional, fundamentais ao escoamento da produção e mobilidade de passageiros, garantindo que essas vias passem a contar com padrões mais elevados de manutenção e conservação.

Ao integrar essas rodovias ao patrimônio do Estado, o programa fortalece a eficiência logística, melhora o dia a dia de quem depende dessas rotas e promove maior conectividade entre os municípios, impulsionando o desenvolvimento nas diversas regiões do Estado de São Paulo por meio de uma malha viária mais integrada.

Nesse contexto, o Governo avança na regulamentação do reconhecimento de domínio desses trechos, estabelecendo diretrizes claras para a transferência de vias entre estado e municípios, com base em critérios técnicos e na função que exercem dentro da rede viária.

A estadualização também se mostra essencial para municípios que enfrentam limitações orçamentárias que dificultam manter vias com alto Volume Diário Médio (VDM).

Em muitos casos, o que antes era um tráfego predominantemente local passou a se transformar em fluxo de passagem, com aumento significativo de veículos, especialmente de carga, tornando essas estradas ainda mais estratégicas.

Com a atuação do Estado e a padronização dos procedimentos, essas rodovias passam a receber investimentos adequados, assegurando melhores condições de tráfego, mais segurança aos usuários e maior competitividade para as cadeias produtivas.

O resultado será uma infraestrutura mais eficiente, capaz de integrar regiões, atrair investimentos e fomentar o desenvolvimento econômico em todo o estado.

Governo do Estado de SPs

Topo