Barra top left

Você está em: Home / Notícias
DER-SP promove 2º Simpósio de Sustentabilidade em Obras Viárias
03/06/2026
Evento reuniu especialistas de centros de pesquisa, iniciativa privada e órgãos públicos em debate sobre as melhores soluções para prevenção, adaptação e mitigação dos riscos climáticos na gestão da infraestrutura rodoviária do estado de São Paulo


O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), realizou, nesta terça-feira (2), o 2º Simpósio de Sustentabilidade em Obras Viárias.

Entre 8h30 e 18h, na sede do órgão em São Paulo, o evento promoveu a discussão e o intercâmbio de conhecimentos técnicos sobre as melhores práticas sustentáveis aplicadas à infraestrutura rodoviária, incentivando soluções inovadoras e o desenvolvimento de obras mais eficientes, resilientes e ambientalmente responsáveis.

Organizado pela diretoria de Planejamento do DER-SP, o evento reuniu profissionais de instituições como Universidade de São Paulo (USP), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Defesa Civil do Estado de São Paulo e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

Durante a abertura do simpósio, Maurício Máximo de Andrade, vice-presidente do DER-SP, ressaltou a importância do debate promovido pelo órgão."É preciso haver equilíbrio entre desenvolvimento infraestrutural e alternativas sustentáveis", destacou Maurício.

Resiliência dos pavimentos - Abrindo a sequência de palestras, Rafael Vicente Mota, engenheiro civil pela USP e gerente de projetos na RoadRunner Engenharia, abordou os impactos das mudanças climáticas em pavimentos asfálticos, evidenciando a necessidade de estratégias de adaptação e incorporação da resiliência climática nas obras atuais, diante das mudanças climáticas."Precisamos garantir que a infraestrutura esteja preparada para receber um evento extremo e também que essa mesma infraestrutura irá se recuperar rapidamente", explicou o especialista.

Para isso, apontou o engenheiro, é imprescindível a adoção de medidas que ampliem a capacidade de resistência do pavimento, levando em conta cenários previstos de aumento das temperaturas médias dos pavimentos.

Pesquisadora do CEMADEN, Lidiane Cristina Oliveira Costa falou sobre o uso de dados públicos, acessíveis e gratuitos, no monitoramento da infraestrutura viária através de sistemas meteorológicos, climáticos e de sensoriamento remoto ? particularmente em tempos de mudanças climáticas."É preciso transformar os dados disponíveis em conhecimento útil para antecipar riscos, reduzir impactos e construir rodovias mais seguras e resilientes", comentou Lidiane.

Soluções Baseadas na Natureza - Para Rainer Luiz Francisco Klein, coordenador do departamento de Meio Ambiente do DER-SP, as chamadas Soluções Baseadas na Natureza (SBNs) podem ser aplicadas à infraestrutura rodoviária de modo a conciliar desenvolvimento, segurança viária e sustentabilidade ambiental."Precisamos fazer com que as pessoas se desloquem com segurança e proteger ao máximo o meio ambiente", refletiu.

Klein também compartilhou experiências, tecnologias e iniciativas adotadas pelo DER-SP na conservação da biodiversidade, gestão de recursos naturais, mitigação dos impactos ambientais, uso de pavimentação sustentável, implantação de passagem de fauna e ampliação de tecnologias digitais.

Preservação da fauna - Já Liliane Milanelo, coordenadora de Gestão de Fauna da diretoria de Biodiversidade e Biotecnologia da Semil, falou sobre os Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) no estado de São Paulo.Abordou suas funções, objetivos e principais procedimentos, destacando a articulação entre diferentes órgãos."O trabalho é importante para que sempre chegue a fase de devolver um bicho resgatado à natureza, para que ele possa exercer seu papel - inclusive para a nossa sobrevida", destacou Liliane.

Inundações - A geóloga do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo Alessandra Cristina Corsi apresentou a palestra "Aumentando a Resiliência das Nossas Rodovias Frente às Inundações".Alessandra apresentou a experiência de cooperação entre o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), voltada à adaptação ao contexto brasileiro de metodologias utilizadas no Japão para gestão das chamadas corridas de detritos, como avalanches e quedas de barreiras.

Alessandra destacou a importância econômica da adoção de medidas preventivas."A cada real investido na prevenção, são dez economizados na recuperação de uma área.Nós temos que mudar a nossa cultura e trabalhar na gestão do risco, evitando os desastres", comentou a geóloga.

Prevenção de incêndios - Para abordar a temática das queimadas e apresentar um comparativo do número de ocorrências entre os anos de 2024 e 2025 no estado de São Paulo, subiu ao palco o coordenador de Operações Viárias no DER-SP Paulo Fernando Santos de Souza.

O coordenador também abordou as estratégias adotadas para o monitoramento, prevenção e combate às queimadas na malha rodoviária estadual, destacando a atuação das equipes operacionais, emprego de tecnologias de monitoramento e impactos dessas ações na segurança viária.

"Houve grande esforço das equipes operacionais para melhora do cenário em 2025.

Foram feitas várias parcerias com usinas locais e o Corpo de Bombeiros e, de acordo com a proporção do incêndio ou da cortina de fumaça, vamos a campo promover desvios ou interdições nas rodovias, até que seja sanada a ocorrência", ressaltou Paulo.

O 1º Tenente PM Jordão, chefe de operações do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de São Paulo, apresentou palestra intitulada "O Trabalho da Divisão de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Durante as Operações Verão e Estiagem no Estado de São Paulo".

O objetivo foi demonstrar como o monitoramento contínuo, emissão de alertas, integração de sistemas e uso de tecnologias inovadoras têm contribuído para a prevenção e gestão de desastres naturais.

Licenciamento ambiental - Também participaram como palestrantes a engenheira sanitarista/ambiental da CETESB Ticiana Risden Viana, que realizou apresentação dos procedimentos e diretrizes para a regularização do licenciamento ambiental de rodovias em operação no Estado de São Paulo, e a engenheira ambiental no CETESB Maira Daronco Teruya, que expôs a respeito dos roteiros para regularização do licenciamento ambiental e Autorização para Supressão de Vegetação Nativa das malhas rodoviária.

"A Cetesb está sempre à disposição do DER para juntos conseguirmos alinhar cada vez mais o desenvolvimento da malha rodoviárias com a proteção do meio ambiente", concluiu Ticiana.

Governo do Estado de SPs

Topo